21 people found this review helpful
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 15.2 hrs on record (11.8 hrs at review time)
Posted: 1 Jul, 2016 @ 5:37pm
Updated: 24 Oct, 2020 @ 9:38pm

A aparência simples de Downfall carrega consigo a verdadeira essência do horror: O terror psicológico, que é cada vez menos utilizado na industria de games e até mesmo de filmes.

O terror que Downfall transmite envolve muito mais seus sentimentos e emoções do que o terror forçado do qual estamos tão acostumados e até mesmo entediados com, o famoso terror com "jumpscares", usados de maneira excessiva, forçada, e um tanto quanto previsíveis na grande maioria das vezes.

Downfall é o complemento perfeito e tão aguardado para a trama de The Cat Lady, da qual eu recomendo muito que você jogue antes, pois a trama se tornará ainda mais rica e lógica pra você, muitos dos personagens já foram vistos no jogo antecessor, mas, o mais importante, é que você verá como a cabeça do protagonista de Downfall, Joe Davis, realmente funciona, pois você a verá pela perspectiva de Susan Ashworth, saberá toda a verdade por traz de sua personalidade, e saberá mais sobre sua história com sua esposa, a Ivy.

Falando em Joe, seu objetivo no game vai ser simplesmente passar um tempo com sua esposa num hotel barato e bem estranho, Ivy parece psicologicamente afetada, e cabe a você, ajudá-la ou repudiá-la, lembrando que suas atitudes e ações interferem no final do game.

O começo do jogo pode parecer entediante pra você, mas continue, os diálogos chatinhos fazem parte da construção da trama, e em questão de minutos, sua vida vai virar de cabeça pra baixo, o terror começa. Visualmente brutal, as cenas de morte são chocantes mesmo na simplicidade 2D do game; ambientes sombrios e muitas conversas insensatas, uma trama controversa que vai te comover e te surpreender.

Ainda há também personagens fofos e carismáticos que vão derreter seu coração, há momentos bonitos no game, que tratam-se de um equilíbrio emocional que o jogo gera, e quando você menos esperar, tudo o que você sentia por alguém pode mudar, as aparências enganam, e Downfall vai te enganar o tempo todo, e é disso que o jogo se trata, de te enganar e mostrar os diferentes pontos de vista de uma mesma história, vista cada hora de um personagem diferente, é uma questão de perspectiva, e caberá a você julgar qual ponto de vista é o verdadeiro.

Se gostou da análise, siga-me no meu perfil de Curador e na Twitch[www.twitch.tv] para acompanhar minhas lives!

Aviso:
Essa análise está protegida pela legislação brasileira sobre direito autoral. Proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do autor.
Was this review helpful? Yes No Funny Award