41 people found this review helpful
1 person found this review funny
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 16.4 hrs on record (14.9 hrs at review time)
Posted: 25 Oct, 2018 @ 7:03am
Updated: 31 Oct, 2018 @ 3:37pm

NOTA INICIAL
Comprei o jogo na pré-venda de maio e esperei os dois delays, como muitos outros jogadores. Estava bem ansiosa pois não possuo um PS4 ou Switch e esta era minha chance de jogar algum Disgaea diferente do 1 e 2 que tenho num antigo PSP. Gastei umas boas horas no demo enquanto aguardava o lançamento. Contextualizo pois minha análise leva em conta o jogo que recebi às cegas, não as decisões comerciais da empresa responsável. Repudio o anúncio tardio das features faltantes, que foi dado quando provavelmente a maioria dos compradores já havia passado do limite do tempo de refund, mas acho justo recomendar o jogo pela minha experiência com o produto em si em vez de afundá-lo em críticas negativas por conta desses acontecimentos.

Sem mais delongas, deixo minhas impressões.

AVALIAÇÃO
Nunca tive a oportunidade de pegar um título da série além dos dois primeiros e fiquei realmente entusiasmada com o anúncio do port de Disgaea 5 para PCs. Não me considero uma boa jogadora de Disgaea, comparando com o tempo hábil que levo para realizar ações que sei que poderiam levar bem menos tempo nas mãos de alguém mais experiente, apesar de ter boas horas distribuídas entre PS2, PSP, DS e PC do primeiro título; no entanto, me divirto e gosto de aprender novas maneiras de superar os obstáculos que o jogo propõe ao jogador. Pois, meu favorito sempre foi Disgaea 1, caso ainda não tenha ficado claro, mas confesso que no momento estou bem balançada.

A primeira coisa que senti ao jogar essa versão é que aparentemente o modo história está bem mais "newbie friendly". Os tutoriais são bem completos e cobrem funções importantes. A dificuldade da história me parece bem mais equilibrada também, diria "no ponto" para quem quer apenas conhecer a história do jogo sem se compremeter com horas de dedicação para passar de um único mapa mas também mantendo algum nível de desafio. Há muitos sistemas interessantes para o jogador masterizar e manter sua jogatina personalizada e agradável. Apesar de muita novidade para quem vem de outros títulos e aparente muita informação para quem vem do nada, reafirmo que as explicações já presentes no jogo dispensam guias à parte para se familiarizar. É possível dizer que Disgaea é um jogo de experimentação, tentativa e erro. É gratificante descobrir maneiras melhores de realizar a mesma tarefa exaustiva para, enfim, ultrapassar seus próprios recordes da maneira que achar mais divertida.

A história é interessante. Há momentos de tensão seguidos de picos de alívio cômico na medida certa. A série em si é conhecida por seu humor e ironia, e esses pontos principais definitivamente marcam presença na narrativa de Disgaea 5 -- acompanhando uma história mais aprofundada do que parece à primeira vista. Os personagens são bem carismáticos e diversificados dentro do grupo principal. Há momentos de clichês e exageros, mas acredito que conseguimos encontrar mais pontos positivos do que negativos a respeito disso, considerando a maneira como são colocados na história. Talvez alguns jogadores não sejam acostumados com essa "pegada" mais descomedida dos eventos, mas também concordo com a visão de que Disgaea é mais sobre gameplay do que desenvolvimento de narrativa no fim das contas.

OBSERVAÇÕES
  • Pontos pretos piscam em amarelo em momento aleatórios.
  • Às vezes o jogo dá umas "engasgadas" quando jogo com o controle de X360, mas 95% das vezes é bem fluido.

CONCLUSÃO
Recomendo o jogo em si sem problema nenhum. Sem sombra de dúvidas um dos mais divertidos que já tive a oportunidade de jogar. A espera de meses valeu a pena, em matéria de diversão. O jogo realmente atende as expectativas e é possível aproveitar muitas horas de jogatina single player, para quem não se importa com os sistemas online faltantes.

Ratifico o que disse nas notas iniciais: a falta de transparência e aparentemente má-fé da empresa com relação às limitações do port me causam ojeriza. Acho válidas, assim, as avaliações negativas de quem se sentiu lesado pela falta dos recursos mencionados. A minha, no entanto, diz respeito ao jogo que recebi sem nem mesmo saber dessas opções e se baseia na experiência positiva que tive com o tal.
Was this review helpful? Yes No Funny Award