5 people found this review helpful
1 person found this review funny
Not Recommended
0.0 hrs last two weeks / 5.2 hrs on record (1.1 hrs at review time)
Posted: 21 Sep, 2023 @ 8:58pm
Updated: 23 Apr @ 2:00pm

Quando esse jogo foi lançado (2013) acompanhei criadores de conteúdo como Jovem Nerd fazendo vídeos de gameplay. Parecia um jogo divertido. Certo dia adquiri e acabou ficando no backlog.

Se eu tivesse jogado na época, talvez a minha análise fosse mais positiva, mas 10 anos depois estou eu aqui, não recomendando "Papers, Please".

Depois que você vai estudar história fora da bolha liberal fica difícil aceitar o que Lucas Pope traz aqui, um anticomunismo dos mais rasos possíveis. Tudo baseado em esterótipos frutos propaganda estadunidense. Parece que estamos nos anos 70/80/90 sendo completamente afogados na ideologia liberal para discutirmos as experiências socialistas através de espantalhos e nada historicamente acurado. E ainda tem todo um lance autoritário (um espantalho clássico) tentando colocar o socialismo equiparado a um regime fascista. É a tentativa de representar uma distopia socialista nos mesmos moldes do livro 1984 de George Orwell, uma obra de ficção que é constantemente referenciada por liberais como um exemplo de representação do socialismo, sim uma FICÇÃO.

Entretanto, se ignorarmos esse buraco histórico e focarmos na maneira que o jogo representa os espantalhos a cerca do socialismo, ele é incrivelmente competente:

- Se é pra representar a falta de liberdade de você escolher um trabalho, ele vai lá e já te mostra que você foi "sorteado" para tal emprego.

- Burocracia estatal? O jogo te coloca uma monte de papelada na mesa e você tem que ser ágil pra verificar cada documento exigido pelo governo. O que acaba sendo contraditório... Quer dizer que o "Estado malvadão do socialismo" te pagaria melhor por sua produtividade? Mas não é essa uma das vantagens do capitalismo?

- No socialismo se passa fome? Então você vai ter que se corromper pra obter certo alívio no orçamento familiar.

Apesar de completamente imprecisos e falaciosos sob a perspectiva do debate histórico, esses e outros pontos são bem implementados através de mecânicas, desafio de gerenciamento, texto, etc.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Confesso que nunca me senti tão dividido para recomendar ou não um jogo.
Mecanicamente ele é interessante, mas se você tem o mínimo de curiosidade sobre o debate na historiografia, fora da propaganda ideológica liberal, não tem como o jogo te agradar na sua temática e texto.

Dito isso, minha posição é de não recomendação.

Preço cheio hoje, é R$ 16,99. Tem histórico de menor preço de R$ 3,99 (2018).
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.