61 people found this review helpful
3 people found this review funny
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 187.8 hrs on record
Posted: 15 Dec, 2021 @ 11:35pm

Conclusão: Vale a pena jogar... só que tá uma porra!

Bom, depois de 7 anos nesse jogo. Vamos lá...
Neverwinter foi uma coisa quando lançou e foi o primeiro jogo de MMORPG que de fato me prendeu. A ideia de adaptar conceitos e ideias de Dungeons and Dragons (inicialmente... mantenha isso em mente) era uma ótima ideia, ao mesmo tempo que implementava uma jogabilidade e mecânicas de combate deveras satisfatória.

Prós:
- JOGABILIDADE:
Você não clica para se posicionar e deixa o mouse fazer todo trabalho, usando o teclado só pra usar skills (como a maioria dos MMO), Não, meu caro, esse é um MMO Action rpg (mova-se com WASD, use as skills da sua classe e crie combos). Cada classe tem sua especialidade e dependendo da classe que voce escolhe, poderá interagir com itens de formas diferentes pelo mundo (Um bom exemplo disso: como Ladino vc desativa armadilhas, usa de furtividade para iniciar/evitar combates, luta esquivando e atacando à Dark Souls - no caso de classes magicas se teleportando e tanks levantando escudo- e quando vê vc está escalando coisa que nem deveria pensando "deve ter um item"). Fora isso você tem companions e montarias (a maioria por cash).

- Criação de Personagens:
Uma das melhores criações de personagens que já vi em um MMO (em especial se vc não gosta da padronização atual de todo MMO ter um "Make your Kpoper doll"). Voce escolhe seu genero, raça (fique com isso em mente também), classe e customiza seu penteado, traços faciais, tatuagens e cicatrizes. Nisso, Escolhe uma origem e uma religião: que mudam muito pouca coisa, como NPCs te dando missões por vc ser de raça ou religião X (ex: a vez que meu ladino halfling descobriu que Barovia tinha transformado uma vila halfling em vampiros, ou uma guilda de ladrões fazendo roubar um galpão). E após a criação, você vai para o inicio da campanha e um tutorial.

- Ambientação:
Se voce procura algo que se assemelha a RPG de mesa, esse é o lugar certo: invada regiões tomadas por demonios contra humanos, desbrave as montanhas gelidas, ajude anões em ruinas tomadas por Mindflayers e anões corrompidos... saia pulando por vigas que vc nem sabia que eram possiveis escalar.

Contras:
- Português é um idioma? Isso não é um Erro?
Bom, apesar do jogo dizer que "tem português" na Steam... ele não tem mais. Se você entra-se em 2015 e 2016, vc ia ler a maioria da campanha em PTBR, e em uma tradução muito boa até. Até eles começarem a revisar o jogo, reformular mecanicas em atts... e quando vc logava em PTBR, toda interface estava dizendo "indaudi indaudi agrummit" ou coisa do tipo. Hoje em dia, só finja que nunca existiu PTBR, como a desenvolvedora faz.

- Morosidade ou preguiça?
Se voce gosta de um jogo que sempre tem eventos fantasticos ou que vive incluindo novo conteúdo, e isso é o que te mantem... bom, voce se cansará rapido. O jogo tem 8 anos, demorou uns 2 pra lançar a classe Paladino(2015) e a classe após isso... foi Bardo... em 2021. Bardo... uma classe que todo mundo na fandom pedia... desde que lançaram Paladino. Obvio, voce tem mini campanhas e aventuras aqui e ali, e mini eventos que todo ano tem e ninguem mais liga... mas é muito pouco. Ah é, e eu comentei que eles usam a mesma abertura por 8 anos, sempre que vc cria um personagem, sempre a mesma história da Valindra... que nem é tão importante mais.

- Ganancia
Olha, esse é o ultimo pecado capital que cito aqui, juro.
Lembra quando falei que "a maioria dos pets e montarias são comprados com cash" e que "deveria focar em raças"? Bom, apesar de ter raças bases e todas as classes serem gratuitas, algumas raças são pagas, algumas apresentando vantagem em stats ou sendo versões mais belas de classes atuais (Elfos da Lua, elfos do Sol, Elfos renegados, Draconato, Draconato metalico, aasimar). E elas custam caro. Mas, beleza, talvez você não queira um personagem buffado ou comprar um pack para destravar ele... slots de personagem também são comprados com transações. Talvez vc fique bem com um Hobbit usando um espeto de churrasco como arma... não no pvp (definitivamente... não no pvp). "De boas, Garry o Hobbit trombadinha prefere matar só monstros e seguir a história", voce precisará de bons itens e companions para isso! E os melhores companions são pagos, assim como as montarias. No final... se voce quer jogar Neverwinter por completo, voce gasta o equivalente a umas boas mensalidades de faculdade ou curso... ou 1 fds muito louco com pessoas que vc não conhece, mas numa farra muito boa em um motel em Fernando de Noronha.

- Atualizações enfadonhas:
Neverwinter tenta adaptar conceitos e ideias de Dungeons and Dragon, o que é uma maravilha, correto? Bom, é um MMO de 8 anos, voce sabe que, com o passar dos anos, ele vai enfiar mudanças de mapa principal, mecanicas e geral... e pegar varias coisas que eram fortes e agora causam metade do dano, e lançar na loja de cash com o dano dessas coisas que vc já tinha. Outra coisa, no inicio, vc poderia criar um moveset com qualquer skill que sua classe aprendesse, o que permitia que voce criasse um personagem mais personalizado e voltado para aquilo que vc mais foca (PVP ou PVE)... em 2018, creio eu, eles atualizaram a jogabilidade, logo... voce tem duas especializações nas quais dividiram as Skills (o que pode parecer pouca coisa, mas entenda: minha skill favorita foi para uma especialização cujo kit de skills eu não me importo...). Mas, nada disso supera a reformulação de nivel e progressão: o jogo mudou de uma progressão padrão, para uma progressão por milestone. Imitando a 5e de DnD, agora vc ganha nivel ao completar missões... nivel, não xp. Não importa o combate com monstros no caminho, vc progride e é recompensado ao completar quests... e o nivel maximo foi mudado para 20 (imagina voce logar, tendo parado no nivel 60 enfrentando uma invasão de mindlflayers no abismo... reloga meses depois, e vc está no nivel 20, sendo forçado a jogar "as primeiras areas", revendo a história que vc tinha feito... com mudanças meio méh).
Assim, adoro a 5e de DnD, e inclusive uso Milestone por me dar liberdade de recompensar os jogadores por quest e por sessão, em especial aqueles que se empenham mais na imersão ou foram criativos... mas é um sistema de recompensa para campanhas focadas em narrativa... não pra um MMORPG!!!!!!!!

Tive bons momentos nesse jogo, gastei cash, mas é isso.
Espero que essa resenha seja util e se jogar, que se divirta.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.