Azusa Online

Azusa Online

Not enough ratings
Guia de Roleplay
By Kaira and 1 collaborators
Nessa sessão você será introduzido as mecânicas de Roleplay; o guia tem a finalidade de passar a primeira impressão sobre o que é e como funciona a dinâmica de personagem e jogador, conceitos importantes para um bom desenvolvimento e diversão.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Como funciona e Por Que?
Em um Jogo de Roleplay, fazemos o papel da nossa personagem e todas as ações que fazemos afetam diretamente a história em torno dele e à medida que sua personagem cresce, a história global avança e o mundo pode tomar novas direções. 

Buscando trazer a maior liberdade possível em um mundo de virtual, o jogo foi feito com este estilo focado na interpretação, basicamente há um pacote de regras e sistemas que promovem as interações entre os jogadores e o jogo. 

Em Azusa, as ações da personagem são uma parte importante da geração que você está jogando, pois você pode começar como uma criança de vida simples e dependendo do que acontece ao seu redor, sua personagem pode se tornar um guardião lendário que salvará ou destruirá o mundo; crie ou destrua uma cidade ou torne-se um rei ou rainha! Essa quantidade ilimitada de possibilidades só é possível quando os jogadores seguem as regras básicas de Interpretação.
IC e OOC

Os termos com os seus significados são auto explicativos:
  • IC, In Character, Dentro do Personagem, remete a tudo que o personagem faz;
  • OOC, Out Of Character, Fora do Personagem, remete a tudo que o jogador faz.

Para iniciar em um jogo de interpretação, esses dois conceitos devem ser bem conhecidos e diferenciados, pois são um dos mais importantes para um bom desempenho nesse estilo de jogo. A definição é bem simples conforme foi visto acima, mas vamos entrar em alguns detalhes:

Você pode querer algo que seu personagem talvez não queira. Então enquanto estiver jogando você deve interpretar seu personagem levando em conta as decisões dele e não apenas as suas. É como um teatro onde você interpreta uma personagem criada por alguém, em Azusa não é diferente, você cria uma personagem, pensa por ela e age por ela, nunca é por você.

Alguns comandos diferenciam essas duas definições: as falas que aparecem em verde na janela de chat do jogo, acessadas pelo botao S, são todas em IC, sendo visíveis apenas para àqueles que estão por perto, exceto quando acompanhadas por parenteses como por exemplo:

Inu: estou com fome! Pode me ajudar? (Hey john: D).

O que foi dito fora dos parênteses é o que a personagem está dizendo e o que foi dito dentro dos parênteses é que o jogador está dizendo OOCly para quem está próximo, isso é chamado de Local OOC. A imagem dessa seção também é um bom exemplo de Local OOC, onde as personagens conversam sobre o seu roleplay como jogadores.

Em vermelho temos o Chat OOC global, acessado pelo atalho espaço. É lá onde os jogadores costumam se comunicar um com outro, mas lembre-se, nunca ceda informações IC no OOC.
Recompensas

Há um comando chamado Roleplay, usado com o botão B, e lá você pode descrever as ações de suas personagens para dar um pouco de vida e ação no jogo. O verbo Roleplay/Emote é realmente importante e os bons jogadores o usam constantemente.

O roleplay não é simplesmente usado para descrever algo, mas dá um certo valor e diversão ao desenvolvimento da sua personagem. Enquanto estiver usando o comando Roleplay, escreva como se estivesse escrevendo um livro, descrevendo a ação/cena em terceira pessoa, mas sempre da sua personagem, nunca da de terceiros. Basicamente você só irá controlar a sua personagem e não outra pessoa.

Cada Roleplay e conversas IC são salvos em seus logs da personagens. Eles são mais tarde comparado a toda base de jogadores online e os melhores e mais ativos recebem Pontos de Interpretação, há checagem de RPs a cada 1 hora e estes pontos podem ser usados ​​para obter muitas outras coisas como: status, aprender métodos de treinamento por você mesmo, cosmo e mais!
Powergamer

Um powergamer foca apenas e principalmente no fato de ficar forte, onde ganhar ou subir seus status é o único real motivo para jogar; eventualmente deixando o desenvolvimento e o roleplay de lado em qualquer tipo de situação.

Exemplos básicos: fazer roleplays de textos grande só para colher uma flor almejando ganhar rpp e ignorar de fato a oportunidade de fazer uma interação com um jogador próximo.

NÃO SEJA ESSE CARA!

Para saber mais sobre isso, com exemplos mais claros e uma explicação mais profunda, clique aqui e seja redirecionado ao guia completo sobre Powergame.
Metagamer

O metagamer é o jogador que força situações para o seu roleplay de maneiras estúpidas, por exemplo: ele não vai interpretar com alguém que não traga coisas úteis, mas forçará roleplays com jogadores importantes apenas para conseguir um papel melhor ou o metagamer é também o cara que coloca seus temas e vontades de OOC para mudar a situação da personagem.

Não seja essa pessoa!

Na imagem temos um exemplo de metagame através do uso de informação fora do personagem; chama-se OOC no IC, evite fazer isso também. Outra pessoa pode acabar usando aquela informação para forçar uma situação, como é o caso do jogador na estátua de Athena. ICly ninguém sabe que ele está ali, a não ser as pessoas que a personagem dele falou, mas após enviar mensagens com conteúdo IC no OOC, o metagame pode ser efetuado ao usar essas informações.

Para saber mais sobre isso, com exemplos mais claros e uma explicação mais profunda, clique aqui e seja redirecionado ao guia completo sobre Metagame.

Se você é bom e aprende a separar o IC e o OOC você será capaz de evitar tornar-se um metagamer e terá um melhor divertimento interpretando uma vida com sua singularidade, quando você estiver mais interessado no roleplay real, interações e desenvolvimento de histórias, mais do que apenas status e conquistas forçadas, você se divertirá muito e será visto como um jogador melhor.


Godmoder

Bem, godmode é basicamente fazer Roleplay de algo que sua personagem não consegue fazer, por exemplo:

Enquanto você é apenas um fazendeiro, fazer um roleplay afirmando que seu personagem esquivou de um ataque de um Elite Guardian que é provavelmente 30 vezes mais rápido do que você é godmod. Em outras palavras os godmoders são jogadores que constantemente tentam ignorar as limitações físicas e mecânicas dadas a suas personagens e assim tiram proveito disso. Não seja esse cara!

Outro exemplo clássico para isso é fazer um roleplay afirmando que uma flecha envenenada lançada pelo seu personagem atingiu fatalmente o seu alvo. Ignorando todos os possíveis diálogos entre a mecânica e interpretação que o Azusa promove, ninguém morre apenas por que você escreveu isso em seu texto de roleplay.

Quer dizer que é impossível matar alguém com uma flecha? Não, é possível. Sem godmode é possível sim conseguir matar alguém com uma flecha envenenada, mas não é seu texto sozinho que definirá isso, quem define esse fator é a mecânica do jogo.

Há também aberturas pra usos de dados e concordância de ambos os jogadores pra fazer a mecânica julgar uma ação fora das linhas convencionais, e da pra fazer isso sem godmode. Por exemplo:

Jogador 1: (tipo, ah, tenho um pote de veneno aqui, e uma flecha, vou tacar no seu char, se rancar 1 de dano e eu rolar mais de 10 no dado, vc toma o veneno ok?)
Jogador 2: (tudo bem, faz ai)

Ambos concordam com a proposta e então o Jogador 1 faz o roleplay de ataque e envia a flecha, ela acaba tirando mais de 1 de dano e o resultado do dado é 15. O Jogador 2 faz o roleplay de consequência, descrevendo como a flecha o arranhou e envenenou, e entao toma o veneno que é dado pelo Jogador 1, logo em seguida a cena segue até ter sua conclusão.

A diversão na interpretação não está só na vitória, ganhar é divertido também, mas o desenvolvimento de suas personagens não pode pular ou nem vai ser divertido de se jogar… Aja como alguém forte quando você for forte, interprete como alguém fraco quando você está fraco e você vai ficar bem.Também não interprete tentando controlar a personagem de outras pessoas ou as ações que eles fazem! Isso também é considerado godmode.
Cargos ou Ranks

Alguns personagens se desenvolvem para se tornarem grandes e importantes no mundo Azusa, nós chamamos aquelas personagens de "ranqueados", por exemplo:

  • O Grande Mestre de uma cidade, que tem a obrigação de liderar todos, servindo como a figura de maior poder político naquela região;
  • Um Guardião de Elite, que tem um alto poder dentro de uma armada de Guardians, com o dever de instruir os mais fracos e passar adiante o seu legado;
  • Um Deus com delírios de grandeza, buscando proteger o mundo ou destruir ele;
  • Um Sacerdote Sombrio vivendo na floresta com planos malignos e obscuros contra a criação.

Estas posições são normalmente papéis que são desempenhados por diferentes personagens, mas os papéis continuam na história; As classificações são muito importantes e para se tornarem a maioria delas é necessário um total mínimo de Pontos de Interpretação (RP Points), para ter certeza de que você é um bom jogador suficiente para não falhar.

As classificações geralmente têm deveres, características e às vezes até objetivos pré-estabelecidos, por exemplo: o rei deve proteger e governar uma cidade; e assim por diante, se você tiver um cargo ou rank, lembre-se sempre que os cargos ou ranks sempre vêm com responsabilidades e a maioria delas é para gerar roleplay adequado para toda a base de jogadores! Posições geralmente recebem relíquias únicas, vantagens e até mesmo métodos de treinamento!