Will
Brazil
 
 
chinelão
Currently Offline
Review Showcase
127 Hours played
(Review do 1):
Shenmue indiscutivelmente é um dos maiores clássicos da industria, serviu de base para basicamente quase todos os jogos focados em imersão que vieram depois dele.

Mas ele meio que me lembra Yakuza 5, almeja o céu e além, voa perto demais do Sol, e acaba se queimando.

O jogo é cheio de encheção de linguiça, é extremamente monótono até nas quests principais, a movimentação na cidade é lenta, passar o tempo demora mais do que esperado antes de você chegar na empilhadeira.

Mas as críticas acabam por aí.

De resto o jogo é exímio, os gráficos não dataram até hoje, a imersão é densa, caminhar pelos distritos é extremamente aconchegante, o sistemas de clima faz você realmente sentir que o tempo passa, TODOS OS NPCs TEM ROTINA E UMA COISA NOVA PARA FALAR TODA SANTA HORA. Isso torna o jogo extremamente vivo, coisa que 90% dos jogos hoje em dia faltam. Shenmue é de fato um exemplo de imersão.

A história é o cliche de vingança, mas somado com a imersão e carisma do jogo, você realmente sente na pele as aflições de Ryo, realmente sente todos os sentimentos encarados por TODOS personagens da trama, do Ryo, até a Nozomi, até mesmo o Mark.

Muitos discordam, mas o combate para mim é perfeito. É literalmente Virtua Fighter, quem quiser achar complexidade nesse combate, com certeza vai achar, já perdi horas e horas me divertindo na luta dos 70 homens depois de zerar o jogo.

E com o gancho da Luta, a OST é incrível, é imersiva, épica, relaxante, emocionante as vezes até melancólica. Escuto Earth and Sea quase todos os dias, o tom épico porém melancólico dessa musica é perfeita para a luta diária que é a vida.

Tl;dr Shenmue é um jogo muito pessoal para mim.

Apesar de estar repleto de gargalos da época, e decisões de game designs audaciósos demais pra época, É um jogo que você vê que foi feito com muita, muita paixão. E eu certamente me apaixonei por ele).

(Review do 2):
Shenmue II pegou o primeiro e melhorou cada aspecto mecânico um por um. A encheção de linguiça é bem mais dinâmica e opcional, finalmente tem a porra de um mapa então o dinamismo de locomoção é bem melhor, passar o tempo é BEM MAIS PRÁTICO.

Se Shenmue já era um jogo extremamente ousado pra sua época, Shenmue II consegue ter um escopo AINDA MAIOR. Praticamente tem 3 cidades, a longividade do jogo é bem maior, visualmente é um absurdo de lindo pra época e a história é bem mais "action-packed".

O universo em si é bem maior, introduz uma quantia numerosa de personagens extremamente cativantes que tiram o Ryo da sua bolha de conforto que era Yokosuka, o jogo está cada vez mais ensinando o Ryo os mil significados do que é ser um artista marcial, é lindo.

Mas é meio que óbvio, Shenmue 1 cobria um capítulo da história de Shenmue, enquanto o 2 COBRE ♥♥♥♥♥♥♥ 4 CAPÍTULOS. E posso dizer que fez um ÓTIMO trabalho, por que em nenhum momento eu senti que o jogo era rushado, de forma alguma, ele é "confortável" como sempre.

Em questão de combate aparenta não ter mudado... mas mudou. O combate meio que reflete a natureza mais "grandiosa" do jogo, foca bem mais em movimento, a esquiva do jogo é tem um alcance bem maior e parrys no geral foram desfocados a favor de counters e rolamentos. Em suma, o combate é menos técnico e menos punitivo que o anterior, é bem "solto" e mais convidativo para aqueles que não querem esquentar muito a cabeça com um sistema complexo e "preciso" como o do primeiro jogo. Eu prefiro o sistema anterior, mas tenho carinho por esse.

Agora pra crítica, é mais uma afirmação de preferência. Acho que o tom do primeiro jogo me agrada mais, esse é épico demais, me vejo muito mais preso ao Ryo na narrativa suave, relaxante e até melancólica do primeiro. Era bem mais humano, se isso faz algum sentido. Mas não posso ignorar que isso é um passo a ser dado na história, Ryo saiu da sua zona de conforto, foi pra uma aventura, na jornada de auto-conhecimento buscar o sentido do que é ser forte, do que é ser um lutador, e é simplesmente emocionante e lindo de ver.

Tl;dr é um jogo com um escopo muito maior e épico e com inumeras melhorias no game design, mas eu prefiro o primeiro por questões pessoais.

Enfim, eu gosto de agrupar os dois primeiros jogos como uma experiência única, pois, no fim, não existe nenhum outro jogo como ele. Shenmue é uma experiência única.

Shenmue, sempre será Shenmue.
Recent Activity
43 hrs on record
last played on 23 Jan
66 hrs on record
last played on 23 Jan
0.8 hrs on record
last played on 23 Jan
Comments
MijoiaumPentelho 7 Nov, 2018 @ 4:07pm 
Sdds pelos
Maypew 24 Dec, 2017 @ 6:37pm 
´.•´.*..* *. . •´ ´,•*´..* ¸.•´¸.•*.´*. ´¸.•´ ¸.* * . * .* . ╱◥◣* │∩ │◥███◣ ╱◥███◣ ╱◥◣ ◥████◣▓∩▓│∩ │╱◥█◣║∩∩∩ ║◥█▓ ▓█ ๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩๑๑۩ ۩๑ ℳ𝒆𝓻𝓻𝔂 𝓒𝓱𝓻𝓲𝓼𝓽𝓶𝓪𝓼 ๑۩
Camarada Toast 26 Aug, 2016 @ 6:31pm 
wow