4 osob ohodnotilo tuto recenzi jako užitečnou
Doporučuji
0.0 hodin za poslední dva týdny / 297.5 hodin celkem (151.5 hodin v době psaní recenze)
Odeslána: 10. zář. 2015 v 11.07

O port para PC não é perfeito. Mas a questão é se realmente assim vale a pena. E eu diria que sim. Com o DSfix o game funciona muito bem, usando um controle de 360 é possível jogar tranquilamente. Dark Souls não é o game mais perfeito que eu já vi. Há inúmeros defeitos em todo o game. E ainda assim vale a pena, porque os seus méritos compensam todos os defeitos.

O sistema de combate é muito bom, mas não perfeito. O jogador é muitas vezes obrigado a usar uma trava que o coloca sempre frente a frente com os seus adversários. A trava é muitas vezes a pior maneira de se combater vários inimigos ao mesmo tempo. O pior, a movimentação se dá em função da movimentação do adversário. Se um monstro decide voar para muito alto, a camera não fornecerá a melhor visão de jogo. Se por um acaso o monstro decidir pular para as costas do jogador, este caso esteja andando para uma direção, passará a andar para outro. Isso pode fazer com que o jogador caia inumeras vezes se estiver perto de precipicios. Sem a trava é muito dificil se manter frente a frente usando o controle. Então retirando a trava fica muito dificil de acertar os golpes e bloquea-las com a propria arma ou com um escudo. Como se não bastasse esses problemas, a trava funciona com uma distancia determinada. Se o jogador estiver travado e andar muito para trás a trava irá destravar. Então ele passará a mudar a sua movimentação, pois os controles irão se alterar.

Outro problema são as botões sobrecarregados com várias funções. O botão de correr, pular e se esquivar é o mesmo. O botão da trava é o mesmo que muda a camera para a direção que o jogador está olhando. Se ele estiver correndo para trás e tentar travar um adversário, caso esteja perto, a camera irá travar e ele ficará frente a frente. Se não, ele continuará correndo para trás mas a camera passará a olhar para essa direção deixando o adversário às suas costas. Pular não é nada fácil porque o game te obriga a tomar uma distancia de 2 ou 3 metros antes de qualquer pulo, segurar o botão de correr, solta-lo e rapidamente pressiona-lo novamente. É necessário antecipar sempre o momento, o timing, do pulo. O jogador pode inclusive apenas correr quando quer se esquivar ou então se esquivar quando quer correr.

Todas essas coisas levam o jogador a morrer inumeras vezes por culpa do game, embora muita gente diga que isso não ocorra. E aí vem o ponto importante de Dark Souls. Este é um game para morrer inumeras vezes. Mesmo os jogadores mais experientes irão morrer. Antes de se conhecer o basico dos comandos, o timing das lutas e o posicionamento dos adversários assim como suas movimentações, os jogadores passarão um bom tempo morrendo repetidas e repetidas vezes. E o game possui um grande backtracking, ou seja, toda vez que o jogador morre, ela terá que voltar muito no game. Os puzzles feitos em uma dungeon permanecem após uma morte. Os itens pegados permanecerão com o jogador. E os consumidos não voltarão recarregando um save anterior porque há saves automaticos a todo instante. Em geral apenas a maioria dos inimigos voltarão toda vez que o jogador morrer. Os chefes não voltarão mais e alguns poucos inimigos especiais que dropam alguns itens e armas raros. O jogador acumula uma "moeda" chamada souls, com ela ele pode subir o seu level e comprar qualquer coisa. Ele perde suas souls quando morre e pode recupera-las em seguida, perdendo definitivamente se morrer novamente sem recupera-las. Há duas formas, humana e hollow. O jogador começa na forma hollow, dessa maneira ele não pode obter ajuda de amigos jogando on-line, mas também não poderá ser invadido Toda vez que ele morre voltará as bonfires, onde pode recarregar as magias e o estus flasks, um item que serve recarregar a saúde, ou seja, os health points. Toda vez que a bonfire é acendida há esses recarregamentos, mas os inimigos mortos também voltam. As bonfires são espécies de checkpoints, pois quando morto o jogador sempre voltará a ultima bonfire acendida. Mas ele pode sair do jogo e sempre voltar de onde parou sem a necessidade de voltar a uma bonfire, com exceções.

Dark Souls possui um mundo bastante vasto com 3 diferentes caminhos a serem seguidos no inicio do jogo. Os 3 possuem dificuldades diferentes, mas recompensas equivalentes a essas dificuldades. Com a Master Key, que pode ser escolhida como uma gift no inicio do game, o jogador ainda pode escolher uma variedade maior de caminhos e obter mais rapidamente itens e armas preciosos. O jogador pode liberar atalhos, encurtando caminhos, através da solução de pequenos puzzles. Não espere aqui grandes puzzles, são quase todos muito fáceis de se fazer. Mas há um "dungeon" design, as areas possuem armadilhas, inimigos estrategicamente posicionados, itens escondidos e cada uma das areas fazem sentido com a história do game, que deve ser descoberta pouco a pouco a partir de uma longa investigação em conversas com NPCs e em descrições de itens.

Há várias classes no game, mas cada jogador pode ao longo do game se transformar em qualquer outra classe distribuindo os stats conforme seus desejos e necessidades. A escolha da classe é decisiva para os momentos iniciais, mas pouca diferença fará no fim do game, caso o jogador decida em distribuir os pontos. Mas ele pode seguir com o seu level inicial se assim desejar, podendo então terminar o game no level 1.

O estus flask é fornecido no inicio do game. Com ele o jogador poderá carregar até 20 porções. Para isso ele precisará dar kindle nas bonfires. Sem fazer kindle o estus flasks poderá ser carregado até 5 porções apenas. Fazendo mais 3 kindles, até 20 porções. Mas no inicio do game ele poderá dar kindle apenas uma unica vez nas bonfires, carregando então 10 porções de estus flasks. Isso significa que desde o inicio do game o jogador pode utilizar poção de cura em até 10 vezes de bonfire a bonfire. E isso é bastante. As mortes costumam acontecer porque o uso do estus flask é muito lento, assim nem sempre há tempo e espaço disponivel para usa-lo. Ou então porque os inimigos são capazes de dar uma sequencia de golpes que eliminam todo o hp. Tambem há sempre a possibilidade de morrer em grandes quedas e outras armadilhas. Um jogador experiente poderá atravessar os caminhos mais tortuosos e enfrentar os mais dificeis chefes sem utilizar o estus flask. Isso quer dizer que o nivel de dificuldade de Dark Souls é variavel.

O jogador poderá se desafiar em jogar sem usar estus flask e jogar apenas no level 1. Ou poderá investir nos seus atributos, ganhar level e utilizar até 20 estus flasks. A dificuldade é bastante variavel, portanto. Sendo assim, os jogadores mais novatos poderão recorrer aos inumeros manuais que existem no youtube ou em sites da internet para encontrar o easy mode. Ou então poderá correr todos os riscos de morrer inumeras vezes jogando às cegas. Acredito por isso que tanto se fala da dificuldade de Dark Souls. Não é um game impossivel, não é como Battletoads que o terceiro level, o da moto, é o limite para muitos jogadores. Qualquer jogador insistente, mesmo não sendo o mais habilidoso dos jogadores, poderá terminar Dark Souls. Ele não é um game frustrante, embora faça de tudo para irritar e acabar com a paciência dos jogadores. Algumas bonfires são muito distantes dos chefes, e não há muitos desafios no meio do caminho. Com isso, numa morte em um chefe, o jogador terá que percorrer vários metros sem ter que enfrentar quaisquer desafios apenas para iniciar um novo combate com um chefe. Muitas vezes o jogador morrerá e passará 1 minuto e meio apenas correndo e fazendo mais nada até poder enfrentar novamente o chefe. Isso é irritante. E é isso que resume Dark Souls, um game que pretende sugar a paciência dos jogadores e retribui-los imensamente quando são pacientes.
Byla tato recenze užitečná? Ano Ne Vtipná Ocenit