8
Products
reviewed
310
Products
in account

Recent reviews by GeneralJ

Showing 1-8 of 8 entries
15 people found this review helpful
1 person found this review funny
45.0 hrs on record
Okay, eu sou um grande apreciador dessa franquia como um todo, joguei todos menos o The Fall, vai ser uma análise meio difícil para mim mas vamos lá.

Deus Ex: Mankind Divided é um jogo primariamente de stealth, mas também apresenta elementos de RPG e ação. Nesse jogo novamente encarnamos na pele de Adam Jensen e a história se passa dois anos após os eventos de “Deus Ex: Human Revolution” e 23 anos antes dos eventos do primeiro “Deus Ex”. Os acontecimentos do último jogo levaram ao incidente conhecido como “incidente dos aprimorados” onde todas as pessoas com aprimoramentos mecânicos perderam completamente o seu autocontrole e cometeram todo tipo de atrocidade fazendo com que no momento que o jogo se passa exista uma segregação sem precedentes e a humanidade se encontra dividida em aprimorados e não aprimorados (estes sofrendo a segregação de forma direta).

Jensen trabalha para a força tarefa 29, que foi formada pela Interpol para investigar terrorismo de rebeldes aprimorados, mas ao mesmo tempo Jensen também é aliado ao coletivo Juggernaut, um grupo de hackers que investiga e tenta impedir a influência do Illuminati, e eles acreditam que o chefe da força tarefa 29 (Jim Miller) tem ligações com esse grupo.

A jogabilidade sem dúvida é a melhor da franquia até agora, vários aprimoramentos novos que te ajudam a completar as missões de formas diferenciadas, gameplay muito mais fluido, level design muito bem pensado tendo várias formas diferentes de se completar uma missão, seja letalmente, não letalmente, em stealth ou simplesmente saindo por ae mandando bala. Essas simples escolhas de gameplay também influenciam como o mundo enxerga Adam Jensen, as escolhas não são apenas feitas por diálogos, mas também pelo modo que você escolheu enfrentar as situações. Entre missões principais Jensen também tem um tempo para “descansar” em Praga (capital da República Checa) onde a base de operações da FT-29 se encontra, a cidade tem várias missões extras com histórias interessantíssimas para se explorar, tanto sobre o passado de Jensen quanto sobre o mundo em si, você em todos os cantos consegue ver o totalitarismo do governo e da polícia Checa, além da clara segregação de pessoas aprimoradas, é um ambiente hostil que imerge muito no que realmente é um cenário com temática Cyberpunk (diferente de alguns títulos mais recentes, que são meio que muito cyber e pouco punk...), na base do gameplay a única crítica é que o sistema de hacking do Human Revolution ainda está presente e ainda é confuso, mas não algo que atrapalha muito.

Com tudo isso vocês devem estar se perguntando o porquê eu disse que essa seria uma análise difícil, bem é porque se o jogo só fosse isso ele seria excelente, mas agora vem os principais problemas. Vamos começar pelo mais obvio que são o seasson pass e o sistema de DLCs, numa promoção você talvez consiga comprar barato, mas primeiro vamos falar das dlcs de itens, normalmente em um jogo quando você compra uma DLC que vem com itens sempre que você começa um novo save você tem a possibilidade de usar esses itens de novo, não nesse jogo, você tira o item de DLC do deposito uma vez e você nunca mais pode usá-lo em outro save, o que na minha opinião é inadmissível. Agora as DLCs de missão, são 3 e tirando a última eu não vejo nenhum motivo para essas missões serem vendidas separadamente, a primeira principalmente tem uma ligação direta com o plot do jogo e ela é até bem curta e a segunda também tecnicamente se passa após a segunda missão principal do jogo e se você quiser ter uma experiência coerente você deve jogar elas nesse período, e para isso você tem que sair pro menu, acessar o menu de dlcs e jogar elas separadamente lá, e como eu disse a única que valeria o preço como DLC é a terceira, as outras deveriam fazer parte do jogo principal.

Mas agora, mesmo com isso das DLC’s eu ainda acho que não seria o bastante para não recomendar esse jogo, mas agora é que vem o ponto principal dessa análise: problemas técnicos. Pra início de conversa se a opção de MSAA das configurações estiver ligada é 98% de chance que seu jogo vai lagar ou crashar. Directx 12? Mesma coisa! Você antes de se quer jogar esse jogo direito tem que ir testando todas as opções para ver o que vai funcionar ou não no seu sistema, mesmo que você tenha uma placa de vídeo e um processador modernos e 16GB de ram (inclusive se você tem menos de 16 GB de ram nem pense em comprar esse jogo) e mesmo assim o seu jogo ainda provavelmente vai cashar em momentos aleatórios, eu sofri com crashes tentando carregar meu save, caindo em um buraco e até simplesmente andando (esse último em uma das DLCs), sem contar outros glitchs extremamente chatos como o save do jogo simplesmente não carregar, o jogo não te deixar salvar em lugares que você deveria poder a não ser que você reinicie o jogo, o cursor do mouse invadindo a tela aleatoriamente e só voltando ao normal depois que você reinicia o jogo, itens não atualizando nas lojas depois de missões principais quando eles deveriam, itens que deveriam ser coletados e não foram a não ser que você carregue o save e claro o simples fato de você carregar o jogo pela primeira vez levar uma eternidade.

Em resumo:

Pontos fortes
- Jogabilidade fluida;
- Level design Inteligente;
- Cenário imersivo e envolvente, um cyberpunk em seu primor;
- Escolhas que fazem a diferença mesmo que seja uma pequena escolha de como você quer jogar o jogo.

Pontos fracos
- O sistema de Hacking está de volta e ainda continua chato;
- DLCs que deveriam fazer parte do jogo e itens de DLC que não podem ser usados mais de uma vez mesmo em um novo save;
- Algumas configurações vão atrapalhar o funcionamento do jogo independente da sua máquina;
- Crashes nos momentos mais aleatórios;
- Glitchs que podem atrapalhar sua experiência.

Nota: 2.5/5 – Medíocre
Apesar de eu ter gostado do jogo eu não posso em sã consciência recomendar um jogo com tantos problemas técnicos, é inaceitável que duas empresas grandes como a Eidos e a Square Enix deixem um port de 4 anos ainda nesse estado, o que é uma pena porque o jogo em si é bom. Só compre se você for MUITO fã da franquia e esteja disposto a passar raiva com os problemas técnicos.
Posted 6 January, 2021. Last edited 7 January, 2021.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
5 people found this review helpful
15.0 hrs on record
Eu joguei a primeira versão desse jogo em 2008, e apesar de ter comprado a franquia toda aqui na Steam em 2014 só agora estou voltando a ela e começo jogando essa versão remasterizada.

Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos narrativos muito presentes. O jogo começa com o protagonista sofrendo um acidente de avião no meio do Atlântico e sendo o único sobrevivente, depois de nadar por um tempo ele encontra um farol com uma espécie de capsula submarina que leva ele até uma cidade no fundo do mar chamada Rapture. Construída por Andrew Ryan com o objetivo de criar uma sociedade moldada nos preceitos do Objetivismo, A mesma filosofia apresentada pela autora/filosofa Ayn Rand em seu livro “A Revolta de Atlas” ou “Quem É John Galt?” em uma tradução mais antiga (inclusive não só a filosofia em si mas muitos elementos do livro estão presentes na narrativa do jogo). Porem chegando a cidade o protagonista encontra ela aos pedaços e seus cidadãos completamente insanos e atacando tudo o que veem pela frente, com a ajuda de um aliado chamado Atlas seu objetivo inicial é sobreviver e ajudar Atlas e a família dele a escaparem de Rapture.

Esse jogo tem as mecânicas de disparo de certa forma inspiradas em FPSs mais antigos, você vai ter um grande número de armas sempre e utilizar elas para passar por diferentes situações, um elemento a mais é que cada uma das armas também apresenta 3 tipos diferentes de munições, cada uma útil em um tipo de situação diferente.

E agora por último, mas não menos importante, o carro chefe desse jogo (tirando obviamente a narrativa) são os “plasmids” uma espécie de soro feito de uma substancia chamada “ADAM” que modifica o DNA do usuário e permite que ele faça coisas extraordinárias, como atirar raios de sua mão, usar telecinese, atear fogo nas coisas com um estalar de dedos, controlar insetos e muitas outras coisas. Cada pessoa vai criar seu próprio estilo de jogo usando a combinação desses plasmids e armas de fogo, o que torna o gameplay bem variado e interessante, mesmo que a troca de plasmids para armas leve alguns segundos não é algo que afeta muito o ritmo dos combates de forma negativa.

Durante o jogo você pode encontrar vários upgrades genéticos que vão deixar seu personagem mais forte de formas variadas e também máquinas para fabricação de itens, lojas que vendem itens, estações para melhoramento de armas entre outras coisas. Muitas dessas maquinas mencionadas podem ser hackeadas, quando você decide fazer isso o jogo para e você vai para a tela de hack, que é nada mais nada menos que uma partida de “Pipe Dream” (aquele jogo de quebra cabeça onde você usa canos para controlar o fluxo da agua), hackeando essas maquinas você ganha descontos e acesso a itens escondidos também para compra, o minigaame em si é simples, mas depois de repetir várias vezes ele fica monótono , você também tem a opção de utilizar um item consumível que hackeia maquinas automaticamente ou até usando dinheiro.

Uma mecânica extremamente importante no jogo é o sistema de upgrades utilizando ADAM, esses upgrades incluem upgrades genéticos e novos plasmids que podem ser comprados utilizando essa substancia. Para conseguir ADAM você deve pega-lo das “Little Sisters”, essas são meninas que foram geneticamente modificadas e alteradas mentalmente para coletar ADAM de cadáveres por toda Rapture, você pode conseguir esse ADAM de duas maneiras: Purificando a pequenina (onde a criança sobrevive, mas você recebe pouco ADAM) ou a colhendo (onde você recebe muito ADAM, mas a criança morre no processo). Parece simples não? Porem todas essas meninas são acompanhadas por um Big Daddy, homens geneticamente modificados que tem seus órgãos separados e presos em uma armadura protetora de metal, eles têm uma ligação fisiológica com as Little Sisters e vão fazer de tudo para protegê-las, eles não atacam a nãos ser que eles ou suas protegidas sejam ameaçados. As lutas contra os Big Daddys são um dos pontos fortes do jogo, você vai ter que utilizar seus recursos estrategicamente para conseguir vencer esses poderosos inimigos.

Em resumo:

Pontos fortes
- Narrativa envolvente cheia de viradas e com personagens interessantes e marcantes;
- Sistema de combate que apesar de um pouco lento tem muita variedade onde você pode experimentar diferentes estratégias para alcançar seus objetivos;

Pontos Fracos
- O minigame de Hack é monótono e para o ritmo do jogo
- A batalha final não é muito interessante comparada a os outros desafios do jogo

Nota: 4/5 – Excelente
Um jogo que dá início a uma franquia muito interessante, recomendado para qualquer pessoa que gosta de FPS’s ou até para pessoas que não gostam muito do gênero e talvez queiram algo diferente para experimentar. Recomendo apenas esperar uma promoção mesmo que de 20% pois esse jogo entra em promoção com certa frequência.
Posted 17 December, 2020. Last edited 18 December, 2020.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
No one has rated this review as helpful yet
0.7 hrs on record
Dungeon crawler é meu estilo favorito de jogos, e esse jogo aprece muito bom, mas infelizmente quase 2 anos depois do lançamento e ele continua com um problema de sempre que você entra em uma nova área tem uma chance grande do jogo travar em uma tela preta depois do loading.
Posted 16 September, 2020.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
3 people found this review helpful
30.9 hrs on record (28.9 hrs at review time)
Ok, this first episode have 3/4 hours of contend and I already played 11 hours, so let's just say that I liked a lot and problaby will be playing more.

The strongest point in my opinion is that little things that you do (like seeing photos on Chloe's PC or choosing diferent "not so important" dialog choices) can chance completely the dialog in some major choices in the game, even if you chose the same major dialog option.

With all that I have to say that I'm really loking foward to the next episodes and if they keep the quality this game have everything to be better than the first game. ( I alredy liked this episode better than the whole first game, but that is just my crazy opinion)

edit: Yep, it is better than the first for me, episode 3 has so many choices, I'll need to replay this a few more times to get everything. Anyway, I loved the experience, I hope we will get a season 2.

ps: Post-credits scene was really unecessary
Posted 2 September, 2017. Last edited 19 December, 2017.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
1 person found this review helpful
35.8 hrs on record (19.4 hrs at review time)
Jogos de história interativa não costumam me interessar, eu só dei uma chance pra Live Is Strange porque o primeiro episódio estava em promoção, só posso agradecer o fato de eu ter colocado esse preconceito bobo de lado e jogado, porque esse agora é um dos meus jogos favoritos.

O jogo em si não é perfeito, o principal dos problemas sendo o lip syncing (isso para a maioria das pessoas, foram poucas as partes do jogo que isso me incomodou de verdade).
Existem alguns problemas em coisas de “plot” que podem incomodar uma pessoa ou outra, mas isso tudo não me incomodou porque o jogo se foca principalmente nas personagens principais (Max e Chloe) e o desenvolvimento do relacionamento delas enquanto tentam investigar um mistério que assola a cidade onde elas vivem. Elas são duas personagens que vão ficar por muito tempo guardadas comigo (se não para sempre) além de ser o motivo para o qual eu ainda vou rejogar esse game várias vezes.

Life is Strange foi uma jornada incrível para mim, eu me emocionei, me divertir e aprendi a ver coisas na minha vida de outra maneira além de me fazer perder o “preconceito” que eu tinha com jogos de aventura interativa.

edit: A trilha sonora oficial se encaixa perfeitamente com a ambientação do game.

Recomendo demais.
Posted 4 January, 2017. Last edited 5 January, 2017.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
5 people found this review helpful
103.2 hrs on record (74.0 hrs at review time)
Comprei esse jogo no lançamento mas vim fazer um rewien bem rapido agora, basicamente esse jogo epga tudo de bom dos jogos tanto antigos quanto mais modernos da franquia Harvest Moon e coloca um pouco de seu proprio charme.O jogo é otimo apra se distrair por um tempo e jogar sem preça, apenas apra relaxar.Alem de tudo o jogo é estremamente bem feito (alguns bugzinhos aqui e ali mas está sempre recebendo patchs e atualizações com amis conteudo), o que é até incrivel porque ele é feito pro apenas um desenvolvedor.

enfim, comprem e se divirtam.
Posted 23 November, 2016.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
2 people found this review helpful
42.3 hrs on record (17.0 hrs at review time)
Eu comprei esse jogo perto do lançamento mas sinto que não joguei muito, apesar disso nunca desisntalei ele porque é bom jogar as vezes para distrair.

A cada dlc o jogo adiciona persoangens novos e interesantes o que faz que sempre seja uma experiencia nova jogar tanto as fases da campanha (que vão te fazer sofrer por horas) ou jogar online que acredito que seja o que esse jogo tem de principal.

Bom, recomendo bastante o jogo, ainda mais agora que voltei a jogar direto, otimo para jogar com amigos ou com pessoas aleatorias.

ps: RNGesus
Posted 12 January, 2016. Last edited 13 January, 2016.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
2 people found this review helpful
22.6 hrs on record (8.7 hrs at review time)
Jogo muito bom, um dos melhores jogos de plataforma 2d da atualidade e otimo para se jogar com os amigos e familia.
Posted 28 June, 2014.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Showing 1-8 of 8 entries