diih_n_reecky
Diego Henrique   Brazil
 
 
No information given.
Currently Offline
Screenshot Showcase
"Vai ficar tudo bem" - Quiet
28 1 4
Completionist Showcase
My machine:
[GPU] AMD Radeon RX 6800 16gb
[CPU] AMD Ryzen 5 3500
[AIO] Corsair H60 2018
[M/B] Asus TUF X570 Gaming
[SSD] PNY XLRB Gaming PCIe 3.0 1tb
[HDD] Seagate Barracuda 7200rpm 2tb (2x)
[RAM] Corsair Dominator Platinum 16gb (2x 8gb kit) @3200mhz
[PSU] Corsair TX550m
[CAB] Rise Mode Sleeved Cable Blue
[CAS] Sharkoon AI7000 Glass Blue
[FAN] Corsair AF (4x) & SP (1x) 120mm Blue
[FAN] Coolermaster Masterfan MF (1x) 120mm ARGB
[LED] Deepcool 200EX RGB
[KEY] Corsair K68 RGB (Cherry MX Red)
[MOU] Logitech G502 SE
[BUN] Xtrfy B4 Mouse Bungee Blue
[PAD] Corsair MM350
[JOY] Sony Dualsense Starlight Blue Wireless Controller
[JOY] Microsoft Xbox One Wireless Controller Kit for PC
[EAR] Edifier M1370B 34w RMS
[MON] Dell S2721DGF 1440p FreeSync Premium Pro @165Hz
Review Showcase
APRESENTAÇÃO
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain não é o MGS5 que o público esperava, ele foi além em muitos aspectos técnicos e principalmente no gameplay, mas precisou abrir mão daquilo que sempre foi o ponto forte da franquia: enredo e isso foi um duro golpe para alguns. Sequência direta de Metal Gear Solid Peace Walker¹, traz muitas referências ao jogo anterior, que teve seu "verdadeiro" final no prólogo MGSV: Ground Zeroes, lançado pouco antes deste último capítulo canônico da franquia (hoje em dia são vendidos em pacote). Talvez você veja análises de fãs frustrados com o jogo por tudo o que ele prometeu e não entregou e teorias sobre a participação da Konami nisso, mas as qualidades deste jogo são inquestionáveis, sendo considerado o segundo ou terceiro melhor do seu ano de lançamento (2015), mesmo que para muitos fãs não fique sequer entre os melhores Metal Gears já lançados. Isso é polêmico, mas a história já mostrou que às vezes nem a própria fanbase está pronta para um jogo de Kojima, que sempre se prova com o tempo, vide MGS2.

ASPECTOS TÉCNICOS
Considerando o ano de lançamento e que é um jogo crossgen, nisso ele é quase impecável graças ao motor gráfico utilizado aqui (e também na série PES por longos anos): a FOX Engine, outro projeto da Kojima Productions desenvolvida em paralelo ao jogo. Ela permitiu que o jogo rodasse muito bem em diferentes níveis equipamento já no lançamento. Um problema, se é que posso assim chamar, é que não permite uma margem extra para incremento técnico àqueles que dispuserem de hardware capaz (o jogo se recusa a utilizar +2gb de VRAM e é travado em 60fps, o que é parcialmente corrigido com mods). A inteligência artificial é muito avançada para a época, conferindo muito desafio ao gameplay, mas a limitação de campo de visão dos personagens, o gatilho central para suas ações, é um fator por vezes frustrante e claramente mais uma concessão para viabilizar o lançamento nos consoles antigos à época (PS360). Ser visto aqui é um mal negócio, pois logo os inimigos receberão reforços e suas táticas mudam em tempo real, além de se adaptarem às suas, mas é fácil passar desapercebido ao se mover abaixado e lentamente, mesmo que não tão distante dos inimigos se você estiver usando um traje minimamente adequado à região (existem dúzias deles).
O jogo se desenrola em um mundo aberto e muito amplo, dividido em dois mapas: Afeganistão e África (fronteira de Angola e Zaire). Há muitas bases e vilarejos abandonados para explorar e saquear. Os cenários diversos e historicamente precisos, oferecendo em cada localidade diversas opções de infiltração e espionagem. No entanto, não são destrutíveis, além de ter um aspecto de vazio, pois não há civis, apenas inimigos e às vezes nem isso (mais uma limitação imposta pelos antigos consoles, com certeza). É possível encontrar animais que podem ser levados para a base, de ovelhas a ursos (são levados para uma plataforma de preservação animal, ligada a uma ONG que nos contrata para esse serviço). O jogo tem uma ótima trilha sonora original e licenciada dos anos 80. Você pode ouvir as músicas direto do seu walkman Sony, logo depois de ter encontrado a fita em alguma base inimiga e também é possível copiar arquivos numa pasta no diretório do jogo e ter sua própria playlist personalizada dentro do game.

ENREDO
Como líder de um exercito privado, os Diamond Dogs, você está em busca de vingança pelo ocorrido na prequel MGSV:GZ. Para isso, busca recursos para aumentar o poderio de sua base, a Mother Base, enquanto recruta os melhores soldados e especialistas do mundo para desenvolver os melhores equipamentos e formar o melhor exército. O jogo traz uma grande variedade de armas e equipamentos, indo de pistolas de água (!) a um tele transportador que funciona usando o princípio (ainda hipotético) de buraco de minhoca² (!!!). Chegando ao Afeganistão para salvar um antigo aliado, agora prisioneiro dos soviéticos, Snake se vê preso a uma trama complexa que envolve antigos conhecidos (e um desconhecido que te conhece bem até demais), um potencial traidor e mais um Metal Gear, o mais poderoso de todos, mas logo vai perceber que PALAVRAS PODEM MATAR mais que mechas bípedes com membros eretos (sério, kkk).
Além do soldado lendário Big Boss (sic) e dos recrutas que se juntam a você, também estão à sua disposição alguns parceiros que podem te acompanhar em campo e que acrescentam muito variedade ao gameplay. São eles: Quiet, uma franco atiradora caladona e com estranhos poderes sobrenaturais, D-Dog, um cachorro selvagem treinado para infiltrações furtivas e detecção (há quem ache que ele é um lobo e isso é uma piada interna do game), D-Walker, um robô dotado de inteligência artificial e armado com pesado arsenal ideal para combate pesado contra inimigos poderosos e finalmente o D-Horse, um cavalo de batalha que pode ser vestido com armadura blindada e é ideal para percorrer grandes distâncias do mapa (só não é mais eficaz que a caixa de papelão, referência que os fãs vão captar, tenho certeza). É bem interessante que cada arma, cada traje, cada parceiro e até a configuração do helicóptero ou do veículo que você leva para campo gera um custo de mobilização e você precisa manter as contas no azul durante o jogo sob o risco de ver seus soldados desertarem caso não reconheçam em você alguém respeitável, digno de usar o nome Big Boss. Aliás, se o ambiente na base não estiver entre os melhores ocorrerão brigas e ocasionalmente, morte entre os soldados e outros podem desertar ou mesmo cometer suicídio pela pressão do dia-a-dia. Também ocorre epidemias na base! Então, cabe a você, como chefe, gerir tudo e todos ao mesmo tempo que enfrenta perigosos inimigos e descobre a verdade sobre o mundo e sobre si.

ONLINE
O jogo apresenta dois modos online: o FOB e o MGO3.
FOB: modo complementar à campanha offline, onde você pode invadir bases com a sua, pertencentes à outros jogadores mundo à fora. É o melhor modo de obter recursos e te exigirá muita técnica e equipamentos avançados. É o que confere sobrevida ao jogo após terminar a campanha. A Konami vem dando suporte a esse modo mesmo anos após o lançamento ao manter um ranking mundial de jogadores (cujos primeiro lugares são ocupados por hackers, infelizmente). No entanto, há anos não são adicionados novos desafios e equipamentos, mas os requisitos para ter acesso a tudo que existe no jogo são tão altos que poucos vão cumpri-los sem uso de mods (eu consegui, mas apenas quando estava perto de 1,5k de horas de gameplay, sendo um exceção).
MGO3: modo suplementar ao jogo, funciona praticamente à parte e é similar a jogos do gênero, FPS, mas com mecânicas próprias e em terceira pessoa. Tinha muito potencial, mas foi abandonado cedo pela Konami, que desmontou a KojiPro logo após o lançamento do jogo. Muitos dos seus conceitos foram reciclados em Metal Gear Survive em 2018.

VEREDITO
O jogo diverte muito e é obrigação para quem gosta de jogos de ação. Mesmo tendo uma narrativa pesada, não afasta novos jogadores pois instiga-os a procurar os jogos anteriores (tomara que um dia eles cheguem à Steam, nem que sejam como remasterizações). Mesmo após tanto tempo, ainda é muito divertido descer no mapa e sair andando sem rumo, só tomando bases inimigas, "recrutando" inimigos e roubando suprimentos enquanto se prova alterando locais de infiltração e equipamentos (são dezenas disponíveis). O jogo tem um aspecto de inacabado e isso pode ou não ser intencional (o subtítulo ser "A Dor Fantasma"³, não pode ser por acaso, embora haja explicação no enredo).
Terminei o jogo há anos mas ainda hoje, seis anos após o lançamento, jogo o modo FOB e faço o gerenciamento da base, mas mesmo que você apenas aproveite o modo campanha, vai encontrar aqui centenas de horas de diversão, te garanto!

NOTA: 9,5/10

- - -

notas:
1- https://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_Gear_Solid:_Peace_Walker
2- https://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_minhoca
3- https://pt.wikipedia.org/wiki/Dor_do_membro_fantasma
Recent Activity
0.4 hrs on record
last played on 18 Aug
0.7 hrs on record
last played on 18 Aug
1.6 hrs on record
last played on 6 Jul
= ᛯᚣƃᚣ = 2 Oct @ 11:36pm 
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬛⬜
⬜⬛⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛🟦🟦🟦⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬛🟦🟦🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥⬛⬜
⬜⬛🟦🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥🟥⬛⬜
⬜⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬜
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜
darkdroider 16 Jan @ 6:20pm 
oi
me aceita ai pra enviar presente do SteamGifts...
UKRAЇNIAN 26 Apr, 2022 @ 9:59pm 
Слава Україні!:flagukraine:
AlterX 24 Jan, 2022 @ 3:48am 
Perfil brabo :praisesun:
Extraterrestrial 31 Dec, 2021 @ 10:13am 
:alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead:
:2015coal::2015coal::alanhead::2015coal::alanhead::2015coal::alanhead::2015coal::2015coal::2015coal::alanhead::2015coal::2015coal::2015coal::alanhead:
:alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::2015coal::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead:
:alanhead::2015coal::2015coal::2015coal::alanhead::2015coal::alanhead::2015coal::alanhead::2015coal::2015coal::2015coal::alanhead::2015coal::2015coal:
:alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead::2015coal::alanhead::alanhead::alanhead:
:aliensship: 𝐇𝐚𝐩𝐩𝐲 𝐍𝐞𝐰 𝐘𝐞𝐚𝐫! :aliensship:
Harryn 30 Oct, 2021 @ 9:17pm 
──────▄▄───▐█─█▐███▐███▐███▐█─█
──▄▄▄█▄▄▄──▐█▄█▐█▄█▐█▄█▐█▄█▐█▄█
▄█▀█████▀█▄▐█─█▐█─█▐█──▐█──▄▄██
█───███───█
████▀─▀████▐─█▐██▐─▐─▐██ ▀█▐▐▐▀▐▀▐█▐
█▄▀▀▀▀▀▀▀▄█▐▀█▐▄█▐─▐─▐─█ ─█▐▐▐▀▐▀▐▐█
─▀█▄▄▄▄▄█▀─▐─█▐─█▐▄▐▄▐▄█ ─███▐▄▐▄▐─█
:happybag:𝓭𝓸𝓬𝓮𝓼 𝓸𝓾 𝓽𝓻𝓪𝓿𝓮𝓼𝓼𝓾𝓻𝓪𝓼?:happybag: